Institucional

A Universidade Federal de São Carlos - UFSCar é uma instituição pública brasileira de Ensino Superior e a primeira universidade federal sediada no interior do Estado de São Paulo. Criada em 1968, iniciou suas atividades letivas em 1970. Está dividida em quatro campi: São Carlos (a sede), Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino.

Composta por um corpo docente altamente qualificado, a instituição desenvolve pesquisas científicas e inovação tecnológica, além de promover a extensão universitária, levando à sociedade, na forma de atividades e serviços, o conhecimento produzido internamente.

Reconhecida nacional e internacionalmente a UFSCar foi classificada na 11ª posição entre as melhores universidades do Brasil pelo Ranking Universitário Folha (RUF) em 2018. Também segundo avaliação do Ministério da Educação (MEC), a Universidade atingiu a nota máxima (5) no ICG (Índice Geral de Cursos), indicador de qualidade do Ensino Superior, e está entre as 10 melhores universidades do País. Já o Times Higher Education (THE), um dos principais rankings internacionais de universidades, colocou a UFSCar em 15º lugar entre 81 instituições de Ensino Superior da América Latina no ano de 2018.


 
Sobre a cidade

A cidade de São Carlos está a 230 km da cidade de São Paulo e tem aproximadamente 246 mil habitantes. É chamada de“Capital Nacional da Tecnologia”, pois conta com parques industriais e incubadoras de empresas que abrigam empreendimentos baseados em tecnologia, além de duas universidades públicas – a própria UFSCar e dois campi da Universidade de São Paulo (USP), que figuram entre as principais do Brasil – e duas unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A presença dessas instituições assegura à cidade uma marca da qual se orgulha: o elevadíssimo número não só de doutores por habitante, mas também de patentes registradas. Um dos 30 melhores municípios entre os mais de 5.500 de todo o Brasil, São Carlos ocupa a 28ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal do país.

Vídeo institucional
Clique AQUI  

Mais informações acessewww.ufscar.br