Sobre

Criado em 1993, o evento Jornadas de Jóvenes Investigadores da AUGM reúne anualmente centenas de pesquisadores das várias universidades membro da Associação. As Jornadas estão orientadas a promover, desde cedo, o relacionamento entre jovens pesquisadores dos países da região, promovendo o desenvolvimento de redes interpessoais e científico-acadêmicas. Dessa maneira, possibilitam a formação de grupos regionais de pesquisa científica, atendendo uma das prioridades da Associação: a formação de profissionais qualificados e cidadãos comprometidos com a realidade atual da América Latina.

Neste ano o evento XXVII Jornadas de Jóvenes Investigadores será sediado pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e o tema central será: “A Ciência e a Tecnologia na Produção de Inovação e Transformação Social”.

A Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), fundada em agosto de 1991, é uma rede de universidades públicas e autônomas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, que compartilham suas vocações, seu caráter público e suas similaridades em estruturas acadêmicas e níveis equivalentes de serviços.

A Associação foi criada para responder aos desafios que a vida acadêmica mundial enfrentava. Um conjunto de universidades e acadêmicos compreendeu a necessidade de trabalhar pela excelência, qualidade, relevância e cumprir com as exigências que a educação superior pública requeria.

Dessa forma, no decorrer dos anos a consolidação da Associação ocorreu devido ao compartilhamento de maneira solidária, de recursos humanos altamente qualificados, bem como da infraestrutura das universidades, construindo dessa forma um espaço acadêmico comum onde os obstáculos são superados e as possibilidades de ação multiplicadas.

O objetivo central da AUGM é contribuir para o fortalecimento e consolidação de uma massa crítica de recursos humanos de alto nível, aproveitando as vantagens comparativas que oferecem as capacidades instaladas na região, a saber:

- A investigação científica e tecnológica, incluídos os processos de inovação, adaptação e transferência tecnológica em áreas estratégicas;

- A formação contínua inserida no desenvolvimento integral das populações da sub-região;

- As estruturas de funcionamento e de gestão das universidades que integram a Associação;

- A interação de seus membros com a sociedade em seu conjunto, difundindo os avanços do conhecimento que proporcionem sua modernização.


Para conhecer as universidades membro acesse http://grupomontevideo.org/sitio/universidades-miembro/ 

Para mais informações: http://grupomontevideo.org/